sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Para garantir o sucesso de sua Ceia, invista em planejamento - Brubins

Para garantir o sucesso de sua Ceia invista em uma Planejamento

Avaliar bem todas as condições envolvidas previsíveis e imprevisíveis. Analisar todos os itens de uma festa é fundamental para o seu sucesso. Planejamento adequado exige comunhão de vários fatores externos que podem contribuir para esta avaliação preliminar mais apurada.

"Convidar alguém significa ocupar-se da sua felicidade." Brillat-Savarin

Abaixo alguns aspectos dos quais consideramos primordiais para serem analisado e que contribuem para o sucesso de uma festa, considerados como fatores envolvidos:

Dos convidados, quem são e sua distribuição por sexo de comida por pessoa em uma festa? Nº de: homens, mulheres e crianças.
- Não esquecer de analisar: faixa etária, religião, intolerâncias alimentares, condições fisiológicas.
- Estes requisitos permitem: calcular as quantidades com maior segurança; ter maior previsibilidade; diminuir os disperdícios.
Condições climáticas prevista, principalmente para estimar a quantidade e o tipo de bebidas para a correta estação do ano: primavera, verão, outono ou inverno.
Horário do Evento, é fundamental para o cálculo das quantidades dos per capitas. Quanto mais cedo for a festa maior a quantidade de comida.
Duração prevista da festa, avaliar a pré-disposição dos convidados em permanecer na festa. Festas sem horário para terminar contribuem para uma maior quantidade de bebidas e petiscos para o depois do almoço ou jantar.
Espaço físico e mobiliário compatível com o nº de convidados. Se o espaço reservado for área externa, pensar em um plano B.
Custos, disponibilidade e previsão e para fazer frente às despesas, haverá rateio entre os convidados ou não.
Tipo de Culinária selecionada, Requer um serviço e cardápio compatível.
Tipo de Serviço, vinculado ao cardápio: Bufê (À Americana), Empratado, À Francesa.
Tipos de equipamentos e utensílios disponíveis para o serviço: louças, toalhas, copos...
Mão de Obra disponível e sua competência. Atenção especial deve ser dada a este item, pois se não houver um "staff disponível" a organização, o fluxo e as condições do serviço e a logística devem estar bem estruturadas, assunto que abordaremos em outro item.
Distribuir funções e responsabilidades com antecedência. Manter a afinação entre os setores envolvidos (inclusive os serviços terceirizados).
Ser detalhista é uma exigência para garantir a qualidade desejada e evitar esquecimentos ou constrangimentos.

Escolha surpreender seus convidados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário